Plano Diretor Participativo de Alto Araguaia será discutido na segunda-feira

Plano Diretor Participativo de Alto Araguaia será discutido na segunda-feira
Alto Araguaia, MT – Elas são pequenas. Possuem aparência inocente. Algumas são coloridas e chamam atenção pelo formato. Apesar da aparência inocente, representam um perigo à saúde e um grave problema ao meio ambiente. E pensando justamente nos perigos que pilhas e baterias podem causar que a prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) em parceria com a representante da empresa Vivo no município (Araguaia Cell) vai disponibilizar urnas de coleta destes produtos inservíveis. [caption id="attachment_20328" align="alignright" width="319"]Imagem 185 Urnas devem ser distribuídas na próxima semana em Alto Araguaia[/caption] A secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano já manteve os primeiros contatos e muito em breve serão instalados cerca de cinco pontos de coleta, entre eles na sede da prefeitura, nas Secretarias de Obras e Transporte, Infraestrutura e Meio Ambiente, que ficam instaladas no mesmo local, na Escola Arlinda Pessoa Morbek, na própria unidade da Vivo e na Escola Maria Júlia de Almeida. As pilhas e baterias jogadas em lixos comuns e descartados em aterros sanitários ou lixões a céu aberto contaminam o solo, os cursos e os lençóis freáticos, afetando a flora, a fauna e, consequentemente, o homem. O objetivo com a instalação das urnas é de desenvolver um trabalho de consciência ambiental a fim de se evitar que pilhas e baterias parem no lixo e ganhem a correta destinação. Outro trabalho que deve ser desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano é uma campanha junto aos comércios que vendem este tipo de material a efetuar a correta destinação. Uma determinação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) de 1999 prevê que estabelecimentos que comercializem pilhas e baterias terão de recolher esse material após utilização bem como são responsáveis pela correta destinação devolvendo-as aos seus fabricantes ou empresas autorizadas a reciclarem. “Esses materiais sem uma destinação correta promovem o risco de contaminação ambiental e danos à saúde pública. É uma campanha muito importante para que seja feita a correta destinação e que as pessoas depositem esse material nas urnas para promovermos a correta destinação dessas pilhas e baterias”, disse Jéfferson Berigo, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.